O mercado muda constantemente e o avanço do agronegócio no Brasil tem ganhado destaque. As atividades realizadas há décadas já não são feitas da mesma forma, assim como o público também está diferente. Por isso, é importante conhecer bem o setor e entender o que pode ser mudado para acompanhar a sua evolução.
Muito se fala sobre a tecnologia utilizada no campo, mas esse avanço vai além. Existem outros fatores que precisam ser observados, como a capacitação dos trabalhadores, o aumento da exigência dos consumidores e o uso da internet.
Para entender como acompanhar o mercado no agro, continue a leitura.
Importância do agronegócio no Brasil
O agronegócio é responsável por uma grande parcela da economia brasileira. De acordo com uma pesquisa divulgada pelo Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, em 2019, o PIB (Produto Interno Bruto) do agronegócio brasileiro cresceu 3,81%, o que representou 21,4% do PIB brasileiro total.
Esse setor também é um ótimo gerador de empregos, para as mais diferentes profissões, desde pessoas que têm somente o 1º grau de escolaridade, até mesmo para quem possui nível superior. Sendo assim, tem um alto grau de importância social, também.
Justamente por ter expandido a capacidade de produção de qualidade é que o Brasil consegue se destacar neste ramo. Com isso, o volume de exportações é grande e tem amenizado os resultados de outros setores da economia.
Mudanças e o avanço do agronegócio no Brasil
Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMRA), em 2017, com 2.835 agricultores e pecuaristas, revelou que os trabalhadores do campo estão mais jovens e, consequentemente, com hábitos diferentes.
A idade média dos entrevistados é de 46,5 anos, sendo que, em 2013, essa média era de 48 anos. Além disso, 21% dos produtores têm o ensino superior e 61% utilizam smartphones, o que mostra que as pessoas estão com mais acesso ao conhecimento.
Esse público mais jovem busca por inovações e tecnologias que auxiliem na otimização dos processos. Nesse sentido, é importante ter atenção também às mudanças e benefícios oferecidos pelo digital.
Essa é uma oportunidade para as empresas que têm o agro como o seu público-alvo, por exemplo, os fornecedores de insumos. Quem se diferenciar e se adequar à nova realidade, vai estar à frente dos concorrentes.
Dicas para acompanhar o mercado
Não é somente este setor que vem mudando. Esta é uma tendência global e é preciso que os empresários estejam preparados para ela. Caso contrário, é possível que negócios de grandes resultados sofram um abalo por não acompanhar o mercado. Por isso, separamos algumas dicas para você implementar no seu agronegócio. Veja, a seguir.
Realizar treinamentos
Nenhuma dica é mais importante do que investir nas pessoas que fazem o seu negócio funcionar. Isso porque, se a organização não tiver uma equipe qualificada, as suas ações não terão bons resultados e o capital investido será perdido.
Além disso, as pessoas não estão mais em busca de uma simples recompensa financeira, elas querem ser valorizadas e sentir que a empresa preocupa-se com o seu desenvolvimento. Então, investir na educação, sem dúvidas, é uma forma de cuidar das pessoas.
No agronegócio, existem diferentes níveis de conhecimento entre os colaboradores, o que pode travar os gestores quando pensam em programar algum treinamento. Contar com uma equipe especializada em treinamentos e com metodologias adequadas, vai ajudar neste desafio e vai proporcionar ótimos resultados.
Definir a persona
A persona é um perfil semifictício do cliente ideal de uma empresa. Antes de pensar em uma estratégia para se destacar no marketing digital, o gestor precisa conhecer quem é a sua persona. Para isso, defina as seguintes características:
- Profissão;
- Cargo ocupado;
- Nível de escolaridade;
- Estado civil;
- Idade;
- Poder aquisitivo;
- Hobbies;
- Geração (se X, Y ou Z);
- Desafios, objetivos e metas;
- Problemas que enfrenta;
- Onde busca informação.
Ao final do processo, o seu empreendimento vai ter em mãos a definição da persona. Assim, vai identificar pontos cruciais sobre o perfil dele e conseguirá definir uma estratégia bem direcionada que atinja as pessoas corretas.
Um exemplo de persona é: João, proprietário de uma fazenda, tem 46 anos, concluiu o ensino médio e tem um filho agrônomo. Ele mora no campo com seus 5 filhos e a esposa. Quando chega do trabalho, gosta de assistir televisão e conversar com familiares pelo WhatsApp. Seu principal desafio no trabalho é o clima e as pragas. Para resolver esse problema, João pede que seus filhos busquem soluções pela internet.
Investir em Inbound Marketing
O Inbound Marketing é uma estratégia que visa atrair os clientes por meio de algum conteúdo. Nesse caso, o público que recebe a mensagem é mais direcionado, o que faz com que seu produto/serviço seja encontrado exatamente pela persona definida anteriormente.
Por esta estratégia, é possível estabelecer um relacionamento com os clientes e com os potenciais consumidores. Justamente porque, no lugar de oferecer um produto, a empresa está oferecendo algum material gratuito para sanar dúvidas.
Assim, o engajamento aumenta e o indivíduo começa a enxergar a empresa como autoridade no assunto. Então, ao precisar de alguma coisa daquele segmento, vai procurá-la, sem que sequer lhe seja oferecida alguma oferta.
Não é difícil de utilizar essa estratégia no agronegócio. Pelo contrário, é uma ótima maneira de atingir o público, dada a quantidade de pessoas deste mercado que já estão conectados a um smartphone. O Inbound Marketing se divide em 5 estágios:
- Atrair um público qualificado;
- Fazer com que o público consuma os seus materiais;
- Criar uma relação;
- Realizar a venda;
- Fazer análises e mudar o que for preciso.
O avanço do agronegócio influencia bastante a rotina dos brasileiros que vivem deste mercado. Então, é preciso estar alerta às mudanças, para não se tornar obsoleto e buscar estratégias para se adequar ao mercado.
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com o FonteAgro. Nossa equipe está pronta para ajudar.